Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em

Dor: fisiopatologia, epidemiologia e tratamento multidisciplinar

No Brasil, nos últimos anos, com aumento de doentes que tem acesso à saúde pública, a dor aguda e crônica responde por 90% das consultas médicas e os centros de tratamento multidisciplinar ampliaram com rapidez, buscando a melhora da qualidade de atendimento, a redução das internações e, conseqüentemente, diminuição dos custos. Profissionais com treinamento multidisciplinar em dor ainda são escassos. Assim, o curso abordará a epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da dor aguda e crônica. Há interesse especial nas principais síndromes dolorosas crônicas, como as musculoesqueléticas e neuropáticas. A abordagem do diagnóstico e tratamento da dor será multidisciplinar envolvendo profissionais das diversas áreas da saúde, que permitirão ao aluno a compreensão dos processos dolorosos, a organização e a elaboração do trabalho da equipe multidisciplinar em instituições de atendimentos de saúde pública e hospitais.

Público-Alvo:
Profissionais da área da saúde como fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e outros cuidadores.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Apresentação 01 foto 3x4 recente, e reprografia dos documentos, a saber:

  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Histórico Escolar Final da Graduação (constando as datas de: Conclusão de Curso; Colação de Grau e Expedição do Diploma);
  • Diploma da Graduação (frente e verso) ou Declaração de Conclusão de Curso até que o Diploma seja registrado.

Obs.: Diploma de Graduação Expedido por Universidade Estrangeira – apresentar comprovante de Revalidação do Diploma conforme o disposto no art. 48, § 2º, da LDB de 20/12/1996.

Objetivo

Introduzir os novos conceitos de dor crônica, quanto à epidemiologia, diagnóstico e tratamento. Treinar profissionais da área da saúde como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos na abordagem multidisciplinar do tratamento da dor e abrindo novos espaços de mercado de trabalho. Preparar equipe multidisciplinar de tratamento em dor crônica para trabalhar tanto em hospitais como em serviços de saúde pública.

Disciplinas

Síndromes dolorosas e dor no esporte - 1ª Parte – teórica
Taxonomia, epidemiologia e fisiopatologia da dor - 1ª Parte – teórica
Tópicos especiais em didática e metodologia científica - 1ª Parte – teórica
Tratamentos da dor - 2ª. Parte – teórico/prática
Informações: Inscrições para concurso de bolsas de estudo dia : 20/08/2011
Duração: 22 meses
Periodicidade: mensal (sexta e sábado)
Coordenação: Jose Eduardo Forni, Kazuo Kawano Nagamine, Elza Maria Castilho